Voltar
Notícias

Condutor adicional aumenta o preço do seguro?

A principal preocupação dos proprietários, geralmente, é com o preço mais caro que o condutor adicional pode trazer no seguro. Dependendo do perfil desse outro motorista que conduzirá o carro, a seguradora pode cobrar um valor mais alto pela cobertura.

Isso acontece porque as companhias identificam esse fato como um novo risco a ser calculado. Mesmo se a pessoa for dirigir o carro com pouca frequência, o recomendado é investir no condutor adicional no seguro.


Se esse condutor adicional for alguém mais jovem, com um perfil de risco maior, por exemplo, o valor do seguro de fato pode aumentar . Porém, quem compartilha o veículo precisa ter essa proteção para garantir que, em caso de acidentes ou outros imprevistos, o condutor possa acionar o serviço sem grandes complicações..

É preciso que as informações sobre esse condutor adicional sejam dadas com exatidão. Dados como idade, identidade, tempo de habilitação e frequência de uso do carro precisam constar na análise. Vale lembrar que o seguro só pode ser acionado, se necessário, caso o nome desse condutor esteja na apólice também.

 

Como nomear um condutor adicional no seguro?


Para nomear um condutor adicional no seguro é necessário comunicar a companhia sobre sua existência e enviar a documentação para análise.

Um carro pode ter até três condutores no seguro. Isso significa que, além do condutor principal, é possível adicionar mais dois, como cônjuge e filho. Mas não necessariamente esses condutores adicionais devem ter grau de parentesco.

Pode ser o caso de uma empresa colocar mais de um funcionário, no caso de o veículo ser utilizado para trabalho. Se a apólice de seguro já estiver vigente quando você decidir colocar mais um condutor, é preciso fazer um endosso.


Endosso, nessa situação, é uma espécie de acréscimo que vai alterar esse contrato. Mediante o preenchimento de uma declaração e depois da análise de risco, o novo condutor, ou os novos condutores, são incluídos.

 

E se eu não falar que há um condutor adicional?


Não recomendamos essa situação em hipótese alguma. Isso porque um condutor não informado não é um condutor válido para a apólice.


Esse é um ponto de extrema importância. Caso o proprietário não informe que há outra pessoa como condutor adicional dirigindo o veículo e esta sofra um sinistro, a seguradora pode – e provavelmente vai – recusar o pagamento da indenização. Isso tem um motivo claro e simples: foram omitidos dados importantes para a precificação do seguro.

Por isso, é recomendado ser transparente nas negociações com relação a tudo o que for questionado. Essa é uma forma de garantir a tranquilidade. Lembre-se: o dono do carro pode até pagar um pouco a mais, porém, caso ocorra um imprevisto, o veículo estará totalmente coberto. O “barato” pode sair bem caro lá na frente.

Afinal, imagine o transtorno de ficar sem assistência em um dos momentos que mais se precisa de socorro? Dependendo do local ou do horário em que um sinistro ocorre, faz realmente toda a diferença ter ajuda 24h de uma companhia de seguros confiável.

 

Quanto aumenta o valor do seguro com essa inclusão?


Essa é uma pergunta bem ampla e difícil de ser respondida concretamente, pois isso varia de acordo com cada apólice. O valor do seguro pode ter um aumento considerável, por exemplo, se esse condutor adicional for um filho de 18 anos, recém-habilitado, que usa o carro para ir à faculdade.


No entanto, pode ser um aumento mínimo caso o seja a sua mãe, com um perfil de mais de 40 anos, muito tempo de habilitação, utiliza o carro poucas vezes, etc. Cabe esclarecer, então, que nem sempre o fato de o carro ser usado por outras pessoas configura que aquele seja um condutor regular. Uma coisa é emprestar sua chave esporadicamente para que algum familiar ou amigo vá até algum local pontualmente.


Outra coisa é ter outra pessoa dirigindo seu carro com frequência, como todos os dias. Por isso, se ocorrer um sinistro e a seguradora tiver dúvidas, ela poderá fazer uma investigação sobre esse uso, inclusive interrogando pessoas próximas para saber a real frequência de utilização do veículo por outra pessoa.


Na média, um seguro com a inclusão de um condutor adicional aumenta aproximadamente 20%. Isso representa, por exemplo, em um prêmio médio de R$2.000, cerca de R$400. Mas, como dissemos, varia de caso para caso e esse valor pode ser menor ou maior. Para saber mais detalhes e o preço real para o seu perfil de seguro, entre em contato com a Minuto Seguros.

Mas sempre vale dizer que tudo é uma questão de custo x benefício. É sempre preciso calcular o risco de ficar sem a assistência, o que pode trazer prejuízos muito grandes. Por isso, prevenir-se é a melhor saída

Falar com Especialista!
Olá, gostaria de saber mais sobre consórcio.